O QUE É O VIRUS E QUE TIPO TEMOS?
A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu oVirusScan, primeira vacina conhecida.
Vamos ver os tipos de vírus mais conhecidos:
- Banker – Para roubo de informações bancárias.
- Spyware – Programas que se instalam sem solicitação do usuário.
- Worm – Virus que se espalham rapidamente pela rede.
- Trojan – Programas que fazem algum tipo de atividade maléfica, porém não se espalham pela rede.
- Keylogger – É um programa que captura as teclas digitadas no computador.
- Hijack – É quando a página inicial do browser é alterada (sem ser pelo usuário) ou quendo o sistema começa a abrir popo-us em navegações em sites que não tenham.
- Exploit – É um programa que explora alguma falha no sistema ou em algum programa que esteja rodando.
- Dialer – É um programa que usa um discador para números 0900 (telesexos, doações, etc.)
- BackDoor – Programa que permite que o computador seja parcialmente monitorado ou controlado parcialmente ou totalmente por outra pessoa (remotamente).
Na definição clássica, “Malware é software que tem objetivos maliciosos.”
Percebemos que na minha definição eu coloco o antivírus como um programa auxiliar, pois a sua segurança depende mais de por onde você navega, os programas que instala e os arquivos que utiliza, do que propriamente dele.
Porém não há como confiar somente na experiência de um amigo, que não é um especialista no assunto, então devemos recorrer aos testes independentes (veja sempre os confiáveis) como os da AV Comparatives. Primeiro passo, é altamente importante que você verifique a data que o teste foi feito, pois se tiver mais de 6 meses pode descartá-lo.
Feito o serviço, o segundo passo foi acompanhar o desempenho do antivírus para identificar e aniquilar as pragas digitais e, também, verificar o consumo de memória que cada um deles exige durante a varredura nos discos do PC. A interface, a facilidade de uso e os recursos dos programas também foram avaliados.
Pois bem, testes feitos. Abaixo, o Download INFO apresenta o resultado:
1º - Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.
2 º - Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.
3 º - AVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.
4 º - Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.
5 º - Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.
6 º - PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.
O QUE NÂO FAZER?
Uma frase que já escutei diversas vezes, de pessoas da área técnica, foi que “Eu não preciso de um antivirus!”. Bem, se você pensa assim, tenha cuidado pois em algum momento um arquivo recebido ou um clique maldado pode lhe infectar e fazer-lhe ter prejuízo.
- Sempre atualize o seu antivírus e o sistema operacional
- Sempre faça uma varredura na sua estação, de preferência quando você não esteja usando.
- Não abra nada que seja suspeito (e-mails, arquivos e links)
- Não navegue na internet por locais de risco
Com esses passos simples, você terá uma máquina saudável.
Abaixo seguem alguns links onde você pode baixar o seu antvirus:
Superdownloads: http://www.superdownloads.com.br/windows/antivirus/index.html
LEMBRE-SE, UM ATIVÍRUS GRATUÍTO É TÃO EFICIENTE QUANDO UM PAGO!
Aguarde nosso próximo post. Fique ligado!!
Acesse: http://www.datalineinformatica.com.br
Siga-nos: http://twitter.com/datalineinfo








