
Computador básico para uso simples.
Se o seu computador será para um uso simples, como ler e-mails, acessar a internet, ouvir musicas, e utilizar outros aplicativos leves, você pode optar pelas seguintes configurações conseguindo um baixo custo:
Processador: Os processadores Atom e Celeron da Intel são suficientes para essas funções e possuem um preço bastante acessível.
Placa-mãe: Escolha uma placa-mãe com som, vídeo e rede on-board, assim você não terá gastos com estas placas adicionais.
Memória RAM: Uma memória DDR2 de 1GB será satisfatória para tais tarefas e também para execução do sistema operacional Windows Seven, ultimo lançado pela Microsoft.
Disco Rígido: Atualmente, um disco de 250GB possui um bom custo-benefício.
Monitor: Dê preferência ao LCD, pois ele consome menor energia, cansa menos a visão, tem uma imagem mais estável, etc.
Computador para Media e Games.
As seguintes configurações, são destinadas a quem pretende usar o pc para, além do básico, vídeos em HD e jogos não muito pesados:
As seguintes configurações, são destinadas a quem pretende usar o pc para, além do básico, vídeos em HD e jogos não muito pesados:Processador: Um Intel Core2Duo seria suficiente para as funções acima, mas com um pouco de investimento a mais, você pode optar por um Core2Quad e ter um desempenho bastante elevado.
Placa-mãe: Como o pc será destinado a vídeos e jogos, é importante a presença de uma placa de vídeo, por isso a placa mão deve ser com vídeo off-board, também é bom verificar a expansão da memória ram, 4GB são satisfatórios.
Placa de Vídeo: GeForce 9800 GTX ou Radeon HD 4850.
Memória RAM: Dois pentes DDR2 de 2GB em Dual Channel (4GB).
Disco Rígido: Disco de 500GB.
Monitor: LCD, dê preferencia para os que tem resolução 1680 x 1050 (22"), ou 1920 x 1080 (24").
Configurações para aqueles que desejam jogar os games mais pesados e atuais:
Processador: Core i7, processador mais rápido do mundo.
Placa-mãe: Todas as placas que suportam o core i7 são boas, você pode fazer sua escolha pela expansão de memória, algumas chegam à 24GB DDR3 2000MHz.
Placa-mãe: Todas as placas que suportam o core i7 são boas, você pode fazer sua escolha pela expansão de memória, algumas chegam à 24GB DDR3 2000MHz.Placa de Vídeo: GeForce GTX 275 ou Radeon HD 4890.
Memória RAM: Dois conjutos com três pentes DDR3 de 2GB em Triple Channel (12GB).
Disco Rígido: Disco de 1000GB ou 1500GB.
Monitor: LCD, dê preferencia para os que tem resolução 1680 x 1050 (22"), ou 1920 x 1080 (24").
Computador de marca ou montado?
É comum encontrar no mercado computadores fabricados por empresas conceituadas, como HP, IBM/Lenovo, Toshiba, Dell e Itautec. Muitos se perguntam se vale a pena adquirir computadores dessas marcas ou se é melhor comprar máquinas montadas em lojas.
Os PCs "de marca" são projetados por engenheiros especializados, que combinam as peças do computador de forma que este obtenha o máximo de desempenho aliado a um custo aceitável. Assim, não é preciso se preocupar com aquecimento do processador e da placa-mãe, por exemplo, já que o interior do computador é devidamente ventilado. Por essas características, essas máquinas tendem a ter menos problemas do que os computadores montados em loja. Ainda há o fato do suporte dessas empresas, em geral, serem eficientes. Por outro lado, o usuário nem sempre pode definir uma configuração desejável e acaba tendo que aceitar algo já pré-determinado pelo fabricante. Além disso, muitos desses computadores são obrigatoriamente acompanhados do Windows. Acontece que há usuários que preferem comprar um PC sem sistema operacional porque preferem instalar o Linux para essa tarefa. Outro fator a se considerar é o preço. O custo dos computadores de marca antigamente era mais elevado que os montados em loja, mas os incentivos fiscais no Brasil fizeram com que o preço desses equipamentos caísse muito. Assim, talvez valha a pena comprar um PC "de marca" se você quiser se aproveitar das vantagens acima.
Há alguns anos, os computadores "de marca" eram mal-vistos porque só aceitavam peças de determinados fabricantes, o que dificultava um upgrade ou um reparo. Hoje em dia, isso raramente acontece. Por isso, para o usuário doméstico, computadores de marca podem ser realmente interessantes. Mas se você é do tipo que prefere personalizar ao máximo o seu computador e quer gastar considerando ao máximo a relação custo-benefício, os computadores de loja são a melhor opção, pois muitas permitem que você escolha as peças desejadas, não obrigam a compra de um sistema operacional e geralmente possuem preços negociáveis. Porém, deve-se considerar que o risco de haver problemas oriundos de falta de especialização técnica é um pouco maior, assim como é necessário conhecer bem os dispositivos que serão adicionados ao computador para não comprar "gato por lebre". Para evitar problemas, pesquise por lojas consideradas confiáveis.
Finalizando
A compra de um computador requer atenção a vários aspectos para aumentar as chances de um bom negócio. Este artigo deu algumas orientações sobre a escolha dos itens mais importantes de um computador. Mesmo assim, se você se sente inseguro para fazer uma escolha, peça para alguém com experiência no assunto te ajudar. Assim, você conseguirá comprar um computador que sirva às suas necessidades e evitará problemas futuramente.
Aguarde nosso próximo post e fique por dentro!

Nenhum comentário:
Postar um comentário